Bolo rápido de azeite e limão

Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações. A receita é do nosso parceiro Cozinha da Clara de Sousa.


Desta vez, um bolo rápido, sem complicações, sem máquinas. Acreditem. Faz-se todo numa tigela e só leva 10 minutos, contando com o tempo de ir buscar os ingredientes à despensa, pesá-los e fazer o mise en place.

E sim tem azeite, porque o azeite não serve apenas para pratos salgados. Que o digam os mais antigos que faziam bolos e biscoitos incríveis que duravam dias, sempre frescos.

Com ingredientes básicos que temos por casa, este bolo rápido de azeite e limão é perfeito para o pequeno-almoço, brunch ou lanche. Só temos de conter a ânsia de o abrir, já que ele precisa de descansar dentro da forma durante uns 30 minutos. E depois disso, mais um pouco, para ser comido frio… ou será que não passa de morno?

Este Bolo Rápido de Azeite e Limão tem a textura e os sabores perfeitos para os dias cinzentos, com o toque da canela e da noz moscada e iluminado pela frescura do limão.

A sério? Só 10 minutos?

Verdade! Tudo o resto é forno e descanso.

Ingredientes:

Azeite

175 ml

Açúcar

300 g

Ovos à temperatura ambiente

3 Unidades

Leite

100 ml

Sal

½ Colher de chá

Extrato de baunilha

1 Colher de sopa

Raspa de limão

1 (médio)

Sumo de limão

1 Colher de sopa

Farinha para bolos

250 g

Fermento em pó

2 Colheres de chá

Canela em pó

1 Colher de chá

Noz-moscada

Uma pitada

Spray ou manteiga para untar

q.b.

Utensílios: Tigela, vara de arames, colher de pau, forma de bolo inglês (usei 23 x 12 cm) e papel vegetal (recomendado)

Confecção:

Ligue o forno a 180º C.

Coloque numa tigela todos os ingredientes do azeite ao sumo de limão e bata vigorosamente com uma vara de arames (fouet).

À parte misture a farinha, o fermento em pó, a canela e a noz-moscada e envolva com uma colher de pau no preparado anterior, sem bater a massa em demasia, apenas o suficiente para que a farinha seja absorvida.

Unte a forma – aconselho a colocar uma tira de papel vegetal untada na base porque este bolo tem tendência a pegar – verta a massa e leve ao forno a cozer durante 1 hora. Faça o teste do palito. Deve sair seco.

Retire do forno e deixe o bolo dentro da forma, sobre uma rede durante 30 minutos. Passado esse tempo passe uma faca a toda a volta, desenforme e deixe arrefecer totalmente antes de abrir.

Nota: É muito importante que não bata demasiado a massa ao envolver a farinha, para que tenha uma boa textura. Use uma colher de pau. Para facilitar pode peneirar a farinha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Follow Us

Deixe um comentário