Bolo Red Velvet com Creme de Arminho

Um dos bolos mais apreciados no mundo, o Red Velvet brilha com interior húmido, doçura equilibrada e resistência ao tempo. O seu creme original, leve e pouco doce, surpreende em cada fatia. A receita é da nossa parceira Clara de Sousa.

Utensílios: Tigela grande, vara de arames e espátula de silicone. Duas formas de 22 cm, forradas com papel vegetal e untadas. Batedeira eléctrica para finalizar o creme (acessório de pinha e depois pá larga). Tachinho para cozer o creme

Ingredientes:

Leite meio-gordo

350 ml

Vinagre

1,5 Colher de sopa

Farinha T65 s/fermento

325 g

Açúcar normal

250 g

Açúcar amarelo

125 g

Cacau em pó

20 g

Bicarbonato de sódio

1,5 Colher de chá

Sal

1 Colher de chá

Manteiga s/ sal

125 g

Óleo de girassol (ou outro)

100 ml

Ovos

3

Aroma de baunilha

1 Colher de sopa

Corante vermelho

A gosto

 

Creme de Arminho

Açúcar normal

200 g

Farinha T65 s/ fermento

50 g

Sal

Pitada

Leite meio-gordo

250 ml

Manteiga s/ sal

250 g

Aroma de baunilha

1 Colher de chá

Preparação:

Primeira fase do Creme de Arminho (pode ser feito de véspera)

Num tachinho, misture o açúcar, a farinha, o leite e uma pitadinha de sal. Leve a lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até começar a borbulhar.

Retire de imediato e transfira para uma tigela, cubra com película aderente encostada ao creme e deixe arrefecer completamente à temperatura ambiente.

Massa do Red Velvet (pode ser feita de véspera)

Pré-aqueça o forno a 175 °C (ventilado).

Num copinho misture o leite com o vinagre e deixe descansar durante 10 minutos.
Numa taça grande, coloque a farinha, os açúcares, o cacau, o bicarbonato e o sal.
Junte os secos e os molhados —manteiga derretida, óleo, ovos batidos com um garfo e aroma de baunilha.

Tinja a mistura de leite e vinagre com corante vermelho e junte à massa do bolo — a massa deve ficar fluida e de cor vibrante.

Divida a massa por duas formas de 22 centímetros de diâmetro, com papel vegetal na base e unte toda a forma. Coza ambos na mesma prateleira do forno durante 35 minutos.

Retire, deixe arrefecer 15 minutos dentro das formas, desenforme e deixe arrefecer totalmente sobre uma grelha.

Segunda fase do Creme de Arminho

Bata a manteiga à temperatura ambiente até ficar cremosa numa batedeira eléctrica com acessório de pinha.

Adicione o aroma de baunilha e, colher a colher, incorpore o creme cozido já frio, batendo sempre a velocidade média. Comece com o acessório de pinha para integrar bem o creme e, se quiser mais leveza, mude para o acessório de pá larga e bata mais uns 5 minutos até o creme ficar leve e sedoso.

Montagem e finalização

Coloque um bolo no prato de servir. Espalhe por cima cerca de um terço do creme. Assente o segundo bolo e utilize o restante creme para cobrir todo o bolo, alisando as laterais e o topo.

Pode colocá-lo no frigorífico até perto da hora de servir, deixando-o repousar 30 minutos à temperatura ambiente antes de servir.

Notas:

Use o corante necessário até ter uma cor vermelha vibrante. O corante em gel é mais forte; o corante líquido, sendo menos intenso, necessita de ser usado em maior quantidade. Por isso, adicione pouco a pouco até ter a cor desejada.

Pode fazer este bolo sem usar o corante. Não ficará vermelho, mas o sabor é o mesmo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

COMENTÀRIOS