
- PUB

Muitas vezes não seguimos caminhos por que temos medo de falhar ou medo de não ter consistência no que queremos fazer. Sempre que os desafios são grandes, eu costumo perguntar-me: Qual a pior coisa que pode acontecer? Qual a melhor coisa que pode acontecer? É importante compreender que falhar faz parte do processo do empreendedorismo.
Neste caso, o medo muitas vezes indica-nos que estamos na direção certa, ou seja, estamos a seguir um caminho inovador, que ainda não foi descoberto. Além do entusiasmo de ter um desafio destes, o ganho aqui é também que o produto ou serviço a ser desenvolvido, será uma novidade no mercado, o que começa por ser uma vantagem competitiva.
Contudo, o tema de hoje, refere-se a um medo feroz e à coragem de o ultrapassar com a responsabilidade de trazer confiança e segurança à comunidade.
Com frequência, vemos que os empreendedores sociais são inovadores que transformaram os seus medos em forças e conseguem com isso trazer a mudança à sua comunidade pela noção de que todos os obstáculos são ultrapassáveis, quando nós nos colocamos focados para isso.
É o caso de Milena Tavares, que criou a escolinha de dança, Ballet Milá, para as crianças de Porto Novo, em Santo Antão.
Milena cresceu e viveu toda a sua vida em Porto Novo, e apesar de sempre estar inserida numa comunidade forte, foi vítima de maus tratos em criança. Este é um fardo que ela carrega diariamente. Mas Milena não aceitou ser vítima. Quis antes ser parte da solução e para isso teve de encarrar o medo de expor ao mundo a sua realidade e dedicar-se a partilhar com todas as crianças a necessidade de prevenção do abuso sexual de menores, violência física e verbal, depressão infantil e bullying.
A dança, a sua paixão de sempre, tornou-se a sua ferramenta de ação para ela poder desenhar um mundo melhor. Atualmente, a escolinha da Milena tem sido um rasgo de luz para a proteção das crianças e pais da zona de Porto Novo. O diálogo que é promovido pela escola quer chegar a todos: crianças, pais, familiares, amigos, agentes comunitários, entidades públicas e privadas.
O que temos que aprender com a Milena, é que o medo não a dominou nem reduziu, mas conduziu-a para o triunfo que se reflete no seu trabalho.
Milena usou a sua história e transformou-a numa força. A dança, a arte que definiu os seus sonhos em criança, tornou-se o seu meio de intervenção para uma mensagem de proteção ao próximo.
Os nossos problemas são exactamento do tamanho que nós lhes concedemos espaço e o exemplo de Milena diz-nos que o medo só nos consome quando nós permitimos. Milena decidiu ser uma combatente na vida. O seu projeto está ativamente a mudar a vida de muitas pessoas e com a sua força, não temos dúvidas, que chegará a muitas paragens.
Outra coisa interessante sobre a coragem, é que ela só se desenvolve em situações de desafio.
A escola de Dança Ballet Milá é uma empresa com uma missão social e o sonho da comunidade WeCare é que tenha sucesso na sua caminhada para que os seus objetivos de construir uma sociedade mais saudável e feliz, possam ser concretizados.

Gestora da Comunidade WeCare, empreendedora social e criadora de narrativas. A WeCare é uma empresa social que colabora maioritariamente com Organizações não Governamentais como forma de encontrar financiamento para as suas atividades dedicadas ao impacto social e formação para a obtenção dos objectivos do milénio.





Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv



