Faça marketing low cost

Mesmo que não tenham uma equipa especializada em marketing, é possível definir estratégias para fortalecer o negócio sem gastar muito dinheiro. O segredo é fazer passar a mensagem certa, às pessoas certas, no momento certo. Conheça algumas dicas de marketing ‘low cost’.

1. Faça um plano de marketing

Comece pelo princípio. Ter um bom plano de marketing vai ajudá-lo a investir de forma certa e, assim, poupar dinheiro, em vez de fazer acções esporádicas que podem sair mais caras. Pense a médio/longo prazo: defina estratégias de marketing para os próximos três a cinco anos, devendo o plano ser revisto e prolongado ano após ano.

2. Torne-se visível nas redes sociais

O primeiro passo é criar para a sua empresa uma página na internet, um blog e perfis nas principais redes sociais, sob pena de perder o contacto com os seus clientes e não atrair novos consumidores. Sem gastar um tostão, pode saber quais os produtos e serviços da sua empresa fazem mais sucesso e divulgá-los na rede. Mas atenção: o marketing nas redes sociais também obedece a regras e é muito fácil cometer erros na promoção online.

3. Faça os clientes sentirem-se especiais

Todas as pessoas gostam de ser bem tratadas, sobretudo quando se preparam para comprar algo. Esta é a melhor táctica de marketing low cost que pode implementar já hoje. Cause uma boa primeira impressão, isso vai ser tão importante como a qualidade dos seus produtos ou serviços. Ofereça um bom atendimento: responda às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e mantenha um canal aberto entre eles e a empresa. Pode também incluir algum gesto, como uma nota de agradecimento escrita à mão e personalizada para os clientes mais fiéis.

4. Promova a publicidade boca-a-boca

A maioria dos consumidores confia mais na recomendação de um amigo ou familiar do que numa campanha publicitária de larga escala. Aposte em serviços e produtos de qualidade a preços competitivos para espalhar a fama do seu negócio. Alargue a sua conta de clientes e seja recomendado dando descontos e ofertas a clientes antigos que trouxerem novos. Divulgue e comunique os seus pontos fortes, que o diferenciam no mercado.

5. Fortaleça a sua marca a nível local

As pequenas e médias empresas não são, muitas vezes, conhecidas pelo público em geral, mas é fundamental que tenham notoriedade a nível local. Tenha uma posição clara no seu mercado potencial e construa uma identidade visual padronizada, facilmente reconhecida. Envolva a sua empresa na vida da comunidade local em que está inserida, promova acções de promoção na vizinhança e obtenha cobertura mediática por parte dos meios de comunicação locais. Associe a sua marca a eventos de caridade que interessem aos seus clientes.

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário