Grão Cheeseburger

Grão Cheeseburger

Experimente esta versão saudável e vegetariana de grão-de-bico! A receita é do nosso parceiro Minha Vida - Veggie.

Ingredientes:

Cebola

1 média

Azeite

q.b.

Açafrão, pimenta preta e cominhos

A gosto

Páprica picante

½ Colher de chá

Pimentão picado

1 Colher de sopa

Coentros picados

1 Ramo pequeno

Grão-de-bico cozido

2 Chávenas

Alho picado

4 Dentes

Ovos

2

Polpa de tomate e molho de soja

q.b.

Cenoura ralada

1 Média

Sal

Pitada (cuidado o molho de soja já é salgado)

Farinha de aveia

5 Colheres de sopa cheias

Alface, tomate, cebola, maionese e ketchup (para a montagem)

q.b.

Preparo: 

Refoga-se bem a cebola média e azeite junto com açafrão, pimenta preta e cominhos a gosto. Junta-se meia colher de chá de páprica picante. Segue-se uma colher de sopa de pimentão picadinho e um ramo pequeno de coentros picados. Enquanto vai refogando em lume médio baixo, esmagam-se com um garfo ou então com um esmagador de batatas duas chávenas de grão-de-bico cozido. Junta-se ao refogado 4 dentes de alho picados. Refogam um pouco e reserva-se.

Adiciona-se ao grão-de-bico amassado dois ovos inteiros e mistura-se bem. Mistura-se neste preparado o refogado das especiarias. Segue-se um pouco de polpa de tomate e molho de soja. Mistura-se bem.

De seguida junta-se uma cenoura média ralada e envolve-se tudo. Coloca-se um pouco de sal, tendo em conta que o molho de soja já é salgado. Vai-se acrescentando farinha de aveia até dar o ponto. Ao todo usei cinco colheres de sopa cheias.

Molda-se os hambúrgueres que devem ficar um pouco moles para não endurecerem demais na fritura. Renderam quatro hambúrgueres. Passam-se por pão ralado e vão a fritar num pouco de azeite até dourar em ambos os lados. Montei os grãos de cheeseburger pela seguinte ordem: Num pão de cereais coloquei uma folha de alface, uma ou duas rodelas de tomate, uma rodela de cebola crua e cobri com um pouco de maionese e ketchup. Finalizei com uma folha de queijo. E foi só deliciar-me!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us