Ovos gratinados à florentine

A receita é deliciosa e simples de preparar. Uma sugestão do nosso parceiro Cozinha Afago para um brunch em família ou amigos.

Ingredientes:

Ovos fervidos (cozidos por cinco min a partir da fervura da água)

6

Espinafres (fresco ou congelado)

300 g

Manteiga

2 Colheres de sopa

Alho amassado

1 Dente

Sal e pimenta moída

A gosto

Ingredientes para o molho mornay (uma variação do molho branco com queijo):

Manteiga

4 Colheres de sopa

Farinha

4 Colheres de sopa

Leite

500 ml

Sal, pimenta moída e noz-moscada

A gosto

Queijo ralado

140g

Gemas de ovos

2

Preparação do molho:

Leve a manteiga a lume brando e deixe derreter. Junte a farinha com cuidado, usando uma vara de arames, e desfaça-a na manteiga.

Leve a manteiga a lume brando e deixe derreter. Junte a farinha com cuidado, usando uma vara de arames

Acrescente, aos poucos, o leite, mexendo sempre para não criar grumos. Deixe ferver durantes uns minutos, até engrossar. Tempere com sal. pimneta e noz-moscada e deixe cozinhar mais alguns minutos.

Desligue o fogo e adicione o queijo e as gemas. Misture bem e reserve.

Preparação:

Numa frigideira, derrete a manteiga, refogue o alho e adicione os espinafres e envolve bem.

Coloque uma tampa e deixe saltear durante alguns minutos. Tempere com sal e pimenta, misture bem e desligue o fogo.

Adicione 2 colheres de sopa do creme no refogado do espináfre e coloque na travessa de ir ao forno.

Adicione os ovos cozidos e descascados por cima, e regue com o molho. Leve o preparo ao forno no modo grill para gratinar ( não deixa muito tempo se gostar das gemas moles).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest