PME Femininas em Cabo Verde: a exclusão silenciosa do sistema financeiro e a urgência do financiamento produtivo

Há silêncios que os números, por mais que os leiamos, teimam em não dissipar. Escrevo sobre a economia cabo-verdiana com a convicção de quem acompanha diariamente o pulsar das micro, pequenas e médias empresas, o verdadeiro tecido produtivo do país, mas também com a inquietação de quem constata, relatório após relatório, que o talento feminino continua refém de uma arquitetura financeira que não foi desenhada para o acolher.

O Banco de Cabo Verde é claro: as mulheres representam 62% do total dos beneficiários de microcrédito no país, dados de 2023 que revelam uma fotografia ao mesmo tempo esperançosa e paradoxal. O microcrédito chega-lhes, e isso é louvável. Mas chega-lhes sobretudo para o comércio e serviços (41% do crédito concedido), com uma fraca diversificação de produtos financeiros, confinando o empreendedorismo feminino a uma espécie de ecossistema de subsistência, quando o que a economia nacional precisa é de negócios escaláveis, inovadores e geradores de valor acrescentado bruto.

O que os números anunciam, e o que tacitamente ocultam, é que o financiamento à mulher cabo-verdiana é, ainda, maioritariamente um financiamento de sobrevivência, não de expansão.

O paradoxo é tanto mais agudo quando confrontado com o potencial económico perdido. O Banco Mundial, na sua Atualização Económica de Cabo Verde para 2025, é taxativo: duplicar os esforços em reformas que libertem o potencial económico das mulheres poderá aumentar o crescimento do país até 12,2% a longo prazo. Doze vírgula dois por cento. Este é o custo de oportunidade da nossa inércia. Não se trata de construir hotéis ou atrair investimento estrangeiro adicional — como sublinha o próprio relatório —, mas de permitir que as mulheres que já cá estão, que já trabalham, que já gerem pequenos negócios e cuidam das famílias, possam finalmente aceder a crédito produtivo, formação técnica e mercados mais alargados.

A barreira, contudo, não é apenas de capital. É sobretudo de desenho institucional.

Um dos principais obstáculos ao acesso ao financiamento tem sido a elevada exigência de garantias reais por parte das instituições financeiras. Um estudo do Banco Mundial para o projeto de Acesso ao Financiamento para MPME em Cabo Verde revela que os bancos exigem, em média, uma cobertura de garantias de 201% do valor do empréstimo para pequenas empresas. A maioria das MPME não consegue fornecer garantias suficientes ou aceitáveis, sendo excluída do financiamento formal. E, num país onde a propriedade de terrenos e habitações está maioritariamente registada em nome masculino, esta exigência opera como um mecanismo de exclusão silenciosa, mas estrutural. As mulheres, mesmo quando lideram negócios viáveis, não dispõem das garantias que o sistema exige.

Acresce a esta realidade a fragilidade do próprio sector de microfinanças. O relatório do BCV identifica vulnerabilidades como deficiências de governação, fraco controlo interno, baixa literacia financeira e qualidade insuficiente de reporte. As alterações climáticas vêm agravar o risco, com os períodos de seca prolongada a afetar os clientes rurais, sobretudo mulheres agricultoras, comprometendo a sua capacidade de reembolsar empréstimos. O sector de microfinanças, apesar da sua função social inegável, os seus ativos representam apenas 0,54% do PIB, não tem escala nem robustez para sustentar a transição do empreendedorismo feminino para o patamar produtivo.

As consequências desta exclusão financeira são devastadoras, e são diárias. O Banco Mundial regista que apenas 46% das mulheres cabo-verdianas trabalham a tempo inteiro, contra 61% dos homens, e que 52% das mulheres nas zonas rurais não participam no mercado de trabalho. As mulheres que entram no mercado de trabalho ganham 13% menos por hora do que os homens. No sector informal, onde a maioria dos negócios femininos se refugia, as mulheres ganham, em média, 40% menos do que os homens, apesar de gerirem a maioria desses empreendimentos. Há aqui uma economia paralela de talento desperdiçado, que nenhum programa de microcrédito, por si só, conseguirá resgatar.

A União Europeia, atenta a esta realidade, tem apoiado iniciativas como o programa EmpowHER, que oferece formação, mentoria e equipamento a 50 mulheres empreendedoras, envolvendo também a diáspora cabo-verdiana como parceira estratégica. O Banco Mundial, por seu turno, aprovou financiamentos adicionais para o projeto de Acesso ao Financiamento para MPME, com indicadores específicos para empresas lideradas por mulheres, no âmbito de um Fundo de Garantia Parcial de Crédito. O BOOST.CV já acolheu 57 startups cabo-verdianas, com 48% de mulheres fundadoras e 58% de mulheres mentoras.

Mas estas iniciativas, por mais meritórias que sejam, não resolvem a questão estrutural. A verdadeira reforma, no meu entender, passa por três vetores que o próximo ciclo político não pode ignorar.

Primeiro, a diversificação dos produtos financeiros. O relatório do BCV é claro quanto à “fraca diversificação” da oferta, com “clara predominância do produto microcrédito”. Precisamos de instrumentos de crédito de médio e longo prazo para mulheres empresárias, linhas de financiamento para capital de giro, leasing de equipamentos e factoring que permitam às PME femininas gerir os seus ciclos de tesouraria sem recorrer a capitais próprios.

Segundo, a redução da assimetria de informação e das garantias reais. É imperativo reforçar o Fundo de Garantia Parcial já existente, com critérios explícitos de género e com um desenho que permita às mulheres aceder ao crédito sem a exigência de garantias imobiliárias que não possuem. A Central de Registo de Crédito do BCV, já em funcionamento, deve ser alargada e aperfeiçoada para que o histórico de crédito, e não a posse de terra, seja o critério determinante na avaliação do risco. A criação de um registo de garantias mobiliárias, há muito recomendada por instituições financeiras internacionais, permitiria que equipamentos, inventários e contas a receber servissem como colateral, abrindo o crédito a milhares de mulheres empresárias que não possuem propriedade imobiliária.

Terceiro, a institucionalização de uma política de crédito produtivo com metas de género. Tal como defendi nos meus artigos anteriores, a engenharia financeira do cuidado exige que o Banco de Cabo Verde e o Ministério das Finanças estabeleçam metas anuais de crescimento do crédito a empresas lideradas por mulheres, com acompanhamento público e sanções para o incumprimento.

A literacia financeira e digital das mulheres empresárias é outra frente inadiável. Sem competências para elaborar um plano de negócios, gerir fluxos de caixa ou aceder a plataformas de e-commerce, as mulheres continuarão reféns da informalidade e do microcrédito de sobrevivência. A digitalização do sistema financeiro, com soluções de mobile Banking e plataformas de crowdfunding, pode romper as barreiras da insularidade e levar o negócio de uma mulher em Santo Antão ou no Fogo para o mercado global, mas apenas se ela tiver as competências para tal.

O caminho, como sempre, não será linear. Mas a oportunidade é demasiado urgente para a desperdiçarmos. A pobreza tem vindo a diminuir em Cabo Verde, com projeções a apontar para 13,3% em 2025 e 11,2% em 2027. Mas a verdadeira aceleração da redução da pobreza não virá do crescimento macroeconómico abstrato; virá de dar às mulheres que lideram pequenos negócios as ferramentas financeiras para transformarem a sua energia criativa em emprego, em rendimento e em dignidade.

Permito-me deixar uma pergunta final, que não é retórica. Perante   62% das beneficiárias de microcrédito, diante dos 44,8% de informalidade que afeta desproporcionadamente as mulheres, diante das garantias de 201% que nenhuma microempresária consegue oferecer, que políticas concretas irá o nosso futuro governo implementar para que o financiamento feminino deixe de ser um remendo de sobrevivência e se torne uma alavanca de transformação económica?

A arquitetura do amparo, essa que venho defendendo como essencial para o novo ciclo político não pode ser construída sobre o financiamento da subsistência. Exige crédito produtivo, garantias ajustadas, formação técnica e a coragem de reconhecer que o verdadeiro motor da economia cabo-verdiana já está ligado. Falta apenas alimentá-lo com o combustível certo. O talento feminino existe. A vontade política, espero, não tardará.

O mundo encantou-se com a Beleza das cabo-verdianas. E se falássemos da sua inteligência?

Julho de 2026 ficará registado nos compêndios da geopolítica desportiva como o momento em que o arquipélago de Cabo Verde operou uma ruptura na narrativa global. Nas bancadas e nos relvados da Copa do Mundo, a bandeira azul com o círculo de estrelas douradas tornou-se um símbolo de audácia. O planeta, seduzido pelo magnetismo desta nação atlântica, apressou-se a acionar os seus habituais dispositivos de glorificação estética. Bastava abrir o TikTok ou o Instagram para perceber que a febre da copa tinha desbloqueado um fenómeno paralelo.

Ler Mais

A economia do tempo: O Fosso Invisível nas MPME Cabo-verdianas

O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que se celebra a 27 de junho, convida-nos a olhar para o coração do tecido produtivo cabo-verdiano. Em Cabo Verde, as mulheres são a maioria absoluta dos beneficiários de microcrédito, 62% do total, segundo o mais recente relatório do sector de microfinanças. São igualmente a maioria esmagadora das unidades de produção informal, com 65% do total.

Ler Mais

O Algoritmo do Sucesso: Por que razão o PIB Cabo-verdiano precisa de mais mulheres no digital?

Cabo Verde encontra-se, creio eu, num momento de definição histórica. No cruzamento entre a nossa herança de resiliência, tecida por gerações de mulheres que fizeram do quase-nada uma economia doméstica, e a ambição, tantas vezes anunciada, de nos tornarmos um Digital Hub no Atlântico Médio, surge uma variável muitas vezes subestimada, mas estatisticamente determinante para o sucesso desta equação: a participação ativa da mulher na economia digital.

Ler Mais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Edna Moreira Vezo

Edna Moreira Vezo

Doutoranda em Desenvolvimento Global e Sustentabilidade, Presidente do Centro de Empoderamento Feminino e Coordenadora Regional da FIFEF. Consultora em investimentos e planeamento estratégico. Acredita que o futuro se constrói na partilha. Nos artigos, reflete sobre um futuro africano mais justo e equitativo, onde as mulheres deixam de ser promessa para se tornarem protagonistas.

Outros artigos