Sinto medo, e depois?
A emoção nada mais é do que interpretação do cérebro/mente a um estímulo externo, é informação, não sendo nem boa nem má. E, como toda informação é relevante, devendo ser levada em consideração. Dito de outra forma, toda a informação deve ser analisada, não somente recebida.
A emoção é despoletada por um estímulo que é percebido pelo nosso cérebro/mente sem que tenhamos consciência do que a despoletou. Com a perceção desse estímulo, o nosso cérebro/mente reage em frações de segundo, inundando o nosso corpo de hormonas, neurotransmissores e ativação do sistema nervoso. Só posteriormente a parte racional será ativada e, como tal, quando sentimos os primeiros efeitos da emoção no corpo o estímulo foi analisado de forma incompleta.
O medo é uma emoção que nos informa de que o nosso cérebro/mente entendeu o estímulo como algo perigoso e fez soar um alarme interno. O medo é despoletado quando o cérebro/mente quer chamar a nossa atenção para algo que é importante para nós e ao qual precisamos responder.
O perigo para o qual o medo nos quer alertar pode ser real ou imaginário. Permitam-me dar especial ênfase à parte final da frase anterior, o perigo pode ser imaginário. Quer isto dizer que o facto de sentirmos medo não quer dizer que estejamos efetivamente em perigo. Quer somente dizer que perante algo o nosso cérebro/mente entende que a nossa atenção é necessária, pelo que nos tira do modo relaxado colocando-nos em modo alerta.
Tratando-se a emoção de mera informação ela não deverá ser aceite logo à partida como verdadeira, sob pena de agirmos baseados num equívoco. A emoção deve ser alvo de escrutínio da nossa parte para que a possamos identificar como justificável ou não e agirmos de acordo. Escrutínio esse que é feito pela parte racional do cérebro/mente e que como vimos é chamada a intervir posteriormente.
Já vimos em outras crónicas de que o cérebro/mente não é apologista da mudança, sendo esta vista como algo a evitar, pois que traz imprevisibilidade para um sistema em que a previsibilidade é o valor máximo.
Perante o novo nos encontramos literalmente “às cegas” ao que aí vem. Daí a grande resistência que enfrentamos quando nos dispomos a fazer qualquer mudança: o desconhecido assusta e pode paralisar. E só nesse caso é que devemos considerar o medo como algo mau: quando nos paralisa.
O medo não deve ser encarado como a emoção que nos quer dizer para ficarmos paralisados, mas sim para percebermos que a nova ação exige cuidado e atenção redobrados. O medo é muitas vezes despoletado pelo simples fato de estarmos perante algo novo. Por ser algo novo o nosso cérebro/mente não tem repertório do que fazer, visto que o repertório é construído pelas nossas experiências passadas. Sem referências ele entende que ficar parado é a melhor resposta.
Como acima referi a emoção nos assalta sem que a parte racional do cérebro seja ativada em simultâneo, pelo que é crucial para uma reação adequada ao estímulo que fez soar o alarme de perigo (para o caso do medo), sejamos capazes de fazer um compasso de espera. De darmos tempo para que todos os sistemas internos acordem e possam processar o estímulo, olhando-o de todos os ângulos possíveis.
Muitas das decisões das quais nos arrependemos são tomadas no “calor do momento”, quando nos encontramos sobre a influência poderosa da emoção, em que o nosso cérebro de encontra sequestrado pelos nossos instintos primários de sobrevivência, em que a nossa mente racional não pôde analisar o estímulo e nos possa dar uma leitura mais correta sobre o que se passa.
Não podemos esquecer de que o objetivo primordial do nosso cérebro/mente é nos manter vivos pelo que perante todo e qualquer perigo detetado, ainda que imaginário, ele nos quer a combater e eliminar a ameaça.
Quanto maior for a nossa abertura perante o novo, quanto maior for a nossa capacidade de abraçar experiências variadas, mais facilmente conseguiremos fazer uma gestão saudável e adequada de toda e qualquer emoção.
Ao sermos capazes de conseguir olhar para além da emoção nua e crua, seremos capazes de enfrentar e ultrapassar tudo o que se cruzar no nosso caminho. Como toda a emoção, o medo faz parte de nós, é transitório e deve ser encarado de frente. Sintonizemo-nos na informação, não naquilo que sentimos.
Praia. 24 de fevereiro de 2026.
Adénis Carvalho Silva
"Filha, mãe, esposa, advogada. Amiga dos seus amigos. Leal, honesta e direta. Uma apaixonada por música, livros e pela escrita. Amante de uma boa conversa e de aprender coisas novas. Em permanente busca de novos desafios."
TAMBÉM PODES GOSTAR

O silenciar das vítimas – Violência e abuso Sexual

Cabo Verde, ponte atlântica da Europa

A solidão das mães atípicas

O que estás a impedir de nascer?

Ter que partir e querer ficar

A “Janela” da Cultura e das Indústrias Criativas em Cabo Verde
- PUB
- PUB













